O que é?
Especialidade é um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema. Para que alguém se torne um especialista sobre determinado assunto, é preciso dispor de tempo, estudar muito e dedicar-se com afinco. As especialidades propostas pela U.E.B. pretendem ser o ponto de partida, estimulando a obtenção e o exercício de habilidades em torno de um ponto específico, ajudando-o a desenvolver novas aptidões, motivando a exploração de novos interesses e, como conseqüência, ajudando-o a se tornar uma pessoa melhor preparada para enfrentar a vida. SLembre-se que a conquista de uma Especialidade não o torna um especialista, porém pode ser um bom começo, pois você poderá ter contato com os mais variados temas para, mais tarde, eleger aquele (ou aqueles) em que você efetivamente vai querer se especializar, quem sabe até definindo sua futura profissão.Niveis:
Independente de você ser um lobinho ou uma lobinha, um escoteiro ou uma escoteira, um sênior ou uma guia, é o seu grau de conhecimento anterior sobre o assunto, bem como a profundidade com que você pretenda desenvolvê-la, que vai determinar em que Nível você vai conquistar tal Especialidade. Para facilitar o controle de sua progressão, o número de requisitos para a conquista de cada Especialidade é, sempre, um múltiplo de três. Uma vez completado um terço desses requisitos, você terá conquistado o Nível 1(fundo amarelo); ao completar os dois terços, você terá conquistado o Nível 2(fundo verde) e, finalmente, depois de atender à totalidade dos requisitos, você terá conquistado o Nível 3(fundo grená). Como as especialidades são conquistas que você alcançou por meio do seu esforço pessoal, você as conserva mesmo quando muda de Ramo.Ramos de Conhecimento:
Existem 5 ramos de conhecimento: Ciência e Tecnologia; Cultura; Desportos; Serviços;E Habilidades Escoteiras.Ciência & Tecnologia: inclui todos os assuntos de natureza científica ou tecnológica e cobre temas que vão desde a agricultura até a cibernética; como o desenvolvimento científico e tecnológico parece não ter fim, é impossível estabelecer um limite para os temas que, no futuro, poderão ser incluidos neste ramo. O ramo de conhecimento é representado pela esfera armilar e o microscópio. Os distintivos deste Ramo de conhecimentos são usados na manga direita da camisa do uniforme ou traje escoteiro.
Cultura: inclui todas as manifestações artísticas e outras relacionadas com os mais variados aspectos da natureza e culturais, como a fotografia, a dança, a música, a pintura, a escultura e diversas outras, como o conhecimento das religiões, da história, e do folclore. O ramo de conhecimento é representado por um Livro Aberto e a Palheta do Pintor. Os distintivos deste Ramo de conhecimentos são usados na manga direita da camisa do uniforme ou traje escoteiro
Desportos: está relacionado ao interesse do homem pelas atividades físicas que o ajudam a preservar sua saúde, a melhorar sua qualidade de vida e a superar a si próprio, justificando seu envolvimento em atividades relacionadas com a prática desportiva, individualmente ou integrando equipes. O ramo de conhecimento é representado pelos Aros Olímpicos e a Taça Jules Rimet, que o Brasil conquistou em caráter definitivo ao se tornar, em 1970, o primeiro tricampeão mundial de futebol. Os distintivos deste Ramo de conhecimentos são usados na manga direita da camisa do uniforme ou traje escoteiro.
Serviços: envolve as especialidades que se voltam, por excelência, para a prestação de um serviço de qualquer natureza ao nosso semelhante, em todos os campos da atividade humana, incluindo a saúde, a religião, as tarefas de natureza doméstica ou comunitária e outras formas de servir. O ramo de conhecimento é representado pela Cruz e pela Pá de Pedreiro. Os distintivos deste Ramo de conhecimentos são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro.
Habilidades Escoteiras: se relaciona mais diretamente com as habilidades requeridas para a vida ao ar livre e que os participantes do Movimento Escoteiro devem ser estimulados a desenvolver, em seu próprio proveito e no interesse da Alcatéia, da Matilha, da Tropa ou da Patrulha que integram. O ramo de conhecimento é representado por um Nó de Escota duplo. Os distintivos deste Ramo de conhecimentos são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro
BAIXE O GUIA COMPLETO
Fonte: Guia de Especialidades, União dos Escoteiros do Brasil (UEB/SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário